Linha de Évora, Troço do Alandroal – Linha do Leste
Corredor Internacional Sul
Ferrovia 2020
  • Linha de Évora 3
  • Linha de Évora 1
  • Linha de Évora 2
  • Linha de Évora 4
  • Linha de Évora 5
  • Linha de Évora 6
Localização
Concelhos abrangidos:
Alandroal e Elvas
Extensão
O troço Alandroal – Linha do Leste da Linha de Évora desenvolve-se entre o PK 167+000 e o PK 204+266,344 (38,5 km).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de construção do troço da Linha de Évora entre Alandroal e a Linha do Leste, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Construção de infraestrutura de via-férrea, incluindo terraplenagem, sistema de drenagem.

  • Criação de uma estação técnica.

  • Construção de 13 novas Pontes e viadutos ferroviários:

    • Ponte de Alcalate – 435 m de extensão;

    • Ponte de Pardais – 785 m de extensão;

    • Viaduto da Asseca – 239,4 m de extensão;

    • Ponte da Asseca – 644 m de extensão;

    • Viaduto da Freira – 380,2 m de extensão;

    • Ponte de Mures – 510 m de extensão;

    • Viaduto da Capela – 494 m de extensão;

    • Viaduto do Sobral – 314 m de extensão;

    • Ponte sobre a Ribeira de Varche – 575 m de extensão;

    • Ponte sobre a Ribeira de Mosqueiros – 330 m de extensão;

    • Ponte sobre a Ribeira de Can-cão – 750 m de extensão;

    • Ponte sobre a Ribeira da Lã – 558 m de extensão;

    • Viaduto sobre a A6 na Ligação à Linha do Leste – 201 m de extensão.

  • Construção de 26 Obras de Arte para a criação de desnivelamentos rodoviários.

  • Execução de caminhos paralelos e caminhos de acesso e emergência contiguo.

  • Vedação do Canal Ferroviário.

  • Trabalhos preparatórios para a colocação de sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP), telecomunicações, catenária e sinalização.

Benefícios

A conclusão da modernização deste troço permitirá:

  • Aumentar a competitividade:

    • redução de tempos de percurso e custos de transporte

    • aumento da capacidade: circulação de comboios de mercadorias com 750 m

  • Melhorar as ligações internacionais do CIS

  • Criar condições para a interoperabilidade europeia:

    • assegurará a circulação de comboios de mercadorias com 750 m em via única Eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente, ficando assim preparada para, no futuro, receber a bitola europeia.

Financiamento Comunitário

UE